Um dos acontecimentos etnográficos com alguma tradição nalgumas regiões do país é a eleição da Rainha das Vindimas. Esta iniciativa é esperada pelas populações com grande entusiasmo, principalmente nas localidades com forte pendor vitivinícola.

 

O objetivo é aproximar as jovens, da cultura do vinho, mas também de toda a ruralidade subjacente à produção vitivinícola. Na sequência a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, vai já na 5ª edição do Concurso Nacional, que selecciona a jovem embaixadora do vinho durante o próximo ano.

As 10 candidatas são representantes dos seguintes municípios: Arruda dos Vinhos, Borba, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lamego, Palmela, Ponte da Barca, Santarém e Torres Vedras.

Este ano o concurso realizar-se-á durante a Gala do Vinho e do Mundo Rural, já no próximo dia 29 de Setembro no Convento de S. Francisco em Santarém. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da organização do congresso nacional “O Vinho e o Mundo Rural” a 11 Junho de 2013, por ocasião da 50ª Feira Nacional da Agricultura.

Santarém concentrará as mais importantes entidades do setor agrícola e vitivinícola com o objetivo de debater, dissertar e discutir a temática do mundo rural e o desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo como vetor de desenvolvimento o vinho e toda a economia associada a este sector.