A quarta edição do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no dia 11 Novembro de 2012, tem a participação de 50 cidades para comemorar este dia, de forma simultânea, nos principais territórios vitivinícolas da Europa.

Cidades e territórios aderentes prepararam os seus programas de actividades sempre com a colaboração de parceiros locais e regionais para organização das actividades como visitas às adega, menus de enogastronómicos em restaurantes, fins-de-semana temáticos em alojamentos, visitas a museus e ao território, etc.

A ampla gama de actividades organizadas por todas estas Cidades e Rotas do Vinho oferecem uma magnífica oportunidade para aproximar da cultura do vinho os cidadãos Europeus. Para as cidades participantes é uma oportunidade importante de promoção e divulgação da sua oferta vinícola, gastronómica e do património.

As actividades têm em conta diversas áreas de actuação, com o objectivo de trabalhar simultaneamente para o enoturismo, oferecendo uma visão plural dos territórios vitivinícolas Europeus.

Actividades enogastronómicas: portas abertas na Adegas, visitas guiadas, degustações comentadas, provas conduzidas de vinho, provas enogastronómicas, vendas de produtos enogastronómicos regionais, etc.

Actividades culturais: visitas a museus, castelos, festivais de cinema sob a temática do vinho, conferências e seminários sobre o vinho, exposições sobre mundo do vinho, apresentação de livros de enólogos, rotas teatralizadas, etc.

Alojamento e restauração: pacotes enoturísticos com estadias de fim semana, oferta de menus enogastronómicos nos restaurantes, tratamentos enocosméticos, programas de rádio e televisão sob a temática enoturismo, etc

Actividades de Lazer: ciclovias enoturisticas pelas Rotas do Vinho, spa entre vinhas, visitas a locais turísticos e culturais do território, comboios turísticos, visitas às vinhas, Gincana pelas Rotas de Vinho, etc.

A Rede Europeia de Cidades do Vinho RECEVIN é a força de mais de 800 Cidades do Vinho Europeias agrupadas, em sua maioria em Associações Nacionais. Esta força permite o desenvolvimento de posições de interesse comum em todas as cidades ao nível europeu.

No site www.recevin.net e no Facebook do Dia Europeu do Turismo está disponível o mapa das cidades participantes e o link para as suas ofertas específicas.