Na semana passada enquanto pensava numa imagem para o twitter da Wine Experiences cheguei a uma feliz coincidência que decidi partilhar com aqueles que passeiam por aqui e que acompanham esta minha viagem no vinho.

A imagem que concebi e que ilustra este post, tem por base a lenda de São Vicente, segundo a qual D. Afonso Henriques ao resgatar as relíquias do santo que se encontravam “religiosamente” escondidas dos mouros no Algarve, foi encaminhado por dois corvos, que posteriormente velaram a viagem do santo até Lisboa. Como é do conhecimento geral esta imagem está representada no brasão da cidade. Para quem gosta de história as este episódio está bastante pormenorizado neste link.

São Vicente é o Santo Padroeiro dos viticultores e demais profissões associadas. Na história não se encontra uma relação direta, a sua glória advêm da primeira sílaba ser VIN (vinho em francês) e a data da sua celebração coincidir com o dia 22 de Janeiro, o inicio da poda dos vinhedos europeus e a volta dos vinhateiros aos campos.

Fica a referência e a data para não esquecer de celebrar no próximo ano.