Dom Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil há cerca de 500 anos atrás, 512 para ser mais preciso. Esta terra estranha que se pensava ser as Indias, trouxe imensas riquezas e abriu novas oportunidades para este cantinho deste lado do Atlântico.

O Brasil das férias, do calor e do samba, já lá vai. Hoje é uma das economias emergentes e o país onde se fala mais Português (com sotaque) do mundo. É dos mais apelativos destinos de negócios, estando inclusive na rota dos grandes eventos internacionais – Mundial de Futebol de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

O Samba, o carnaval,  o Pelé, o Caetano Veloso, a Maria Bethania, a Capoeira, são imagens de marca do povo brasileiro, mas e o que conhecem os Brasileiros de Portugal, este ano é a nossa oportunidade de nos mostrarmos onde também por ocasião do Ano de Portugal no Brasil e onde também os sabores lusitanos levantam âncora.

Até Junho do próximo ano, o “Portugal dos Sabores” vai percorrer os restaurantes de São Paulo, numa acção que junta 16 chefs portugueses e brasileiros e que tem como objectivo “afirmar Portugal como um país moderno e aberto na relação com os outros”.

Ao todo, são 18 os eventos que vão ter lugar em oito restaurantes paulistas, nos quais chefs como Albano Lourenço, José Avillez e Vitor Sobral, por exemplo, vão apresentar menus com ingredientes tipicamente portugueses, mas integrados na cozinha brasileira.

Sigam o evento na página oficial.

E as restantes iniciativas.